Grupo de Corrida em Londrina

3 BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE RUA (grupo de corrida) PARA A SUA VIDA

1

Mais felicidade!

De acordo com um estudo feito por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, há mais receptores de endorfina em quem corre do quem em praticantes de outras modalidades. Dez atletas foram submetidos a uma tomografia antes e depois de duas horas de uma corrida de longa distâncias. Os dados coletados mostram que a liberação de endorfina trouxe para o atleta uma maior satisfação, felicidade e euforia, além de ajudar na diminuição da percepção de dor.

2

Saúde

A corrida ajuda na regulação do sono, de hábitos alimentares, ajuste do colesterol, glicemia, hipertensão e equilíbrio das taxas hormonais. Um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, comprova esses benefícios ao mostrar que corredores são mais longevos. A pesquisa durou 20 anos e foi realizada com 500 participantes na faixa dos 50 anos. Ao fim da análise, foi constatado que 34% dos que não matinham a corrida regularmente já haviam morrido, enquanto apenas 15% dos que corriam tinham falecido.

3

Diminuição do risco de câncer

O Journal of Nutrition analisou mais de 170 pesquisas relacionadas à atividade física na diminuição de câncer. De acordo com a pesquisa, a corrida de rua ajuda a diminuir as chances nos casos do câncer de próstata, de mama, de colo, endométrico e pulmão. Isso porque age sobre o sistema hormonal e metabólico e auxilia na diminuição da obesidade e adiposidade central e nas mudanças das funções imunológicas.

Depoimentos

QUEM CORRE COM A CARPE DIEM NÃO PARA MAIS

Treinos Carpe Diem

PLANILHA COM VARIAÇÕES DE TREINOS LONGOS, INTERVALADOS, FARTLEK, PROGRESSIVOS E REGENERATIVOS

Desde 2009, a Carpe Diem oferece o que há de melhor em termos de programas de treinamento esportivo para a prática da corrida pedestre. Nossa equipe é formada por integrantes de vários níveis de condição física, desde iniciantes a corredores com experiências em maratonas e ultra-maratonas. Composta por alunos de ambos os gêneros, as sessões de treinamento se tornam agradáveis e motivacionais pelo vínculo que se fortalece a cada encontro. Nosso objetivo é promover saúde, qualidade de vida, bem-estar e a socialização por meio do treinamento e participação em corridas de rua (pedestrianismo). As sessões de treinamento são baseadas nas mais avançadas diretrizes do treinamento desportivo para corridas, visando ao mesmo tempo à melhoria gradual dos resultados pessoais, assim como a prevenção de lesões e de problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.

Os encontros das turmas de treinamento ocorrem em 4 horários durante a semana:
– segundas e quartas às 18h45;
– terças e quintas às 6h;
– terças e quintas às 7h;
– terças e quintas às 19h.

Aos sábados acontece o terceiro treino da semana para todos os alunos com início ás 7 horas. Nesse encontro são realizados treinamentos de longa distância, no qual o volume de treino varia de acordo com o nível atual de condicionamento físico do praticante. As sessões de treinamento durante a semana têm a duração de 1 hora e o treino de sábado tem a duração de 2 horas.

Cada aluno recebe mensalmente sua planilha individual de treinamentos, respeitando as suas características, contudo mantendo uma programação metodológica semelhante para garantir a harmonia do grupo. Este cronograma contém três treinos orientados por semana. Também constarão nas planilhas os locais de execução dos treinos, como parques e praças públicas. Os três encontros orientados da semana citados acima contarão com a presença de um profissional de Educação Física formado e capacitado para coordenar as sessões de treinamentos, esclarecer dúvidas, realizar correções e orientações, além de pelo menos um estagiário para auxiliá-lo na organização dos treinos.

O programa de treinamento ainda inclui a participação em oito eventos internos, o “Mova-se” (4 horas seguidas de exercícios físicos que contemplam diferentes estratégias metodológicas) e o “Treino Imperdível” (treino coletivo de corrida com quilometragens variadas para todos os níveis de condicionamento físico e uma estrutura de apoio com carros para hidratação, nutrição e transporte), também realizamos acompanhamento nos principais eventos de corrida de Londrina e região, além de organizarmos uma excursão por ano para provas nacionais escolhida pelo grupo . Neste sentido, gostaríamos de fazer um convite para você que já corre ou você que quer começar a correr a participar da Equipe Carpe Diem Corridas de Rua. Venha fazer parte dessa equipe que não para de crescer e que vem contando a cada dia com novos integrantes que encontram nesse time um ambiente alegre, saudável onde a qualidade de vida prospera por meio da prática de um exercício físico prazeroso e da companhia de pessoas interessadas em viver mais e melhor.

Dúvidas Frequentes sobre o Grupo de Corrida

1) Como posso agendar a minha aula experimental?

Temos vários canais de comunicação para você falar conosco e agendar a sua aula experimental gratuita. Você pode ligar no nosso telefone fixo ou nos mandar uma mensagem pelo WhatsApp – ambos pelo mesmo número: 3354-4666. Você também pode entrar em contato conosco pelo nosso site www.studiocarpediem.com.br ou ainda pelo nosso Instagram (@studiocarpediem). Em todos esses canais você conseguirá agendar a sua aula experimental.

2) Quais os dias e horários de treinos?

Os treinos no grupo de corrida Carpe Diem acontecem três vezes por semana, todos com orientação profissional e o acompanhamento de um estagiário para auxílio. Os nossos horários de treinos são: segunda e quarta às 18h45, terça e quinta em três horários: 6h, 7h e 19h. Os treinos durante a semana têm duração de uma hora. No sábado acontece o terceiro treino da semana para todos os alunos, com duas horas de duração – das 7h às 9 h. Dependendo do objetivo e da condição física do aluno, treinos extras poderão ser incluídos em suas planilhas de treinamento e deverão ser realizados de acordo com sua disponibilidade.

3) Onde acontecem os treinos?

Os treinos do grupo de corrida Carpe Diem acontecem principalmente no Zerão, Lago 2 e no Studio Carpe Diem. Porém também realizamos alguns treinos no Jardim Botânico, no aterro, no Mercadão da avenida Harry Prochet, na praça Nishinomiya, etc. Tudo isso para dar mais dinamismo e diversidade aos treinos.

4) Como eu sei onde será realizado o treino?

Cada aluno recebe na primeira semana de cada mês a sua planilha individualizada de treinamento. Nessa planilha estão informações importantes como o local e o treino a ser realizado no dia, além de informações individuais de cada aluno como volume e intensidade de treinamento.

5) Vocês fazem alguma forma de avaliação?

Realizamos testes específicos duas vezes ao ano (a cada 6 meses) testes como: velocidade crítica, resistência de velocidade, VO2máx, teste de cadência e bio feedback. Os alunos recebem esses dados e poderão fazer o acompanhamento a cada 6 meses.

6) Nunca corri, é recomendado começar pela caminhada?

Iniciar pela caminhada não é um critério, dependerá do seu nível de condicionamento físico. O professor fará uma análise em sua primeira aula e após essa avaliação ele te orientará com relação a técnica, cadência, respiração, etc. e te auxiliará a encontrar uma velocidade aeróbia confortável para que você possa manter a biomecânica da corrida ao invés da biomecânica da caminhada.

7) Como é realizado o pagamento da mensalidade?

O plano de pagamento do grupo de corrida Carpe Diem acontece mensalmente. O aluno pode pagar nos encontros de treinos, pode pagar no Studio Carpe Diem ou também pode realizar depósito ou transferência bancária. O pagamento deve ser feito até o dia 10 de cada mês.

8) Vocês participam de corridas na cidade?

Participamos das principais provas de corridas da cidade e nelas o aluno contará com o apoio dos professores do grupo de corrida Carpe Diem, com tenda para ponto de apoio, orientação e acompanhamento, além de poder realizar a inscrição com desconto pelo grupo. Também organizamos uma viagem por ano para participar de um evento de corrida referência em nosso país.

9) Tem limite de idade para participar do grupo de corrida?

A partir de 12 anos já é possível começar o treinamento no grupo de corrida Carpe Diem, sempre com orientação adequada e um trabalho cauteloso com relação ao volume e a intensidade dos treinamentos. Não há uma idade máxima para se treinar conosco, isso dependerá das condições físicas de cada pessoa.

10) Não moro em Londrina, mas gostaria de treinar com vocês? É possível?

Para as pessoas que não moram em Londrina e tem o interesse de correr com a orientação da equipe Carpe Diem oferecemos o serviço de planejamento e periodização do treinamento à distância. Cada aluno recebe uma planilha individual de treinamento visando os seus objetivos, além de orientações semanais enviadas por WhatsApp por meio de áudios, vídeos e fotos.
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