Escalada em Londrina com treinamento funcional é no Studio Carpe Diem!

Embora a princípio a escalada pareça ser um esporte para poucos, antes essa atividade é, na verdade, uma habilidade psicomotora natural do ser humano. Você já deve ter notado, ou mesmo vivenciado o desenvolvimento desse padrão fundamental de movimento em crianças desde muito cedo, seja brincando no parquinho, escalando árvores ou subindo pelo batente da porta. Assim como andar, correr, saltar, se equilibrar, levantar, agachar e carregar, a habilidade de escalar faz parte do desenvolvimento humano e sua prática sistematizada pode trazer muitos benefícios para pessoas de todas as faixas etárias.

A escalada esportiva indoor surgiu na antiga União Soviética como um método de treinamento dos soldados durante o inverno, quando as condições climáticas impossibilitavam a subida em rochas, desde então a modalidade vem ganhando popularidade em todo mundo. Prova disso foi a sua estreia como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020/2021), no Japão.

Considerada a terceira atividade desportiva mais saudável do mundo, segundo a revista estadunidense Forbes, a escalada possui muitos benefícios para a saúde. Concentração, força, autoconfiança, flexibilidade, raciocínio rápido e tomada de decisão são algumas das habilidades desenvolvidas na escalada esportiva. Veja a seguir quais são os 7 principais benefícios que a modalidade pode trazer para a sua saúde:

 

1 – Aumento de força

O ato de escalar envolve o corpo todo, desde as pernas para dar sustentação, o tronco para o equilíbrio e estabilização, até os braços para avançar nas progressões ou deslocamentos. Isso faz com que praticamente todos os grupos musculares sejam recrutados: panturrilhas, coxas, braços, antebraços e o core (formado pelos músculos da região abdominal, lombar e quadril). Erguer-se parede acima, sustentando o próprio peso corporal desenvolve a força e a massa muscular melhorando o condicionamento físico, a qualidade de vida e a autonomia do praticante.

 

2- Mais resistência muscular

Durante a escalada você precisa vencer o tempo todo a força da gravidade e suportar o peso do próprio corpo o que leva ao desenvolvimento a resistência muscular. Rodrigo Celes, doutor em ciências da saúde e professor da UNB (Universidade de Brasília) destaca que essa resistência não é a cardiorrespiratória (aeróbia), — trabalhada em atividades contínuas como corrida ou ciclismo —e, sim, a muscular — relacionada à capacidade do músculo em realizar repetições múltiplas de um exercício com altas cargas. A explicação é que a escalada tende a ser uma atividade intermitente, em que você se esforça de forma intensa e na sequência faz uma pausa para poder reiniciar o exercício, principalmente naquelas com alto grau de dificuldade.

 

3 – Ganho de flexibilidade

Para alcançar agarras mais distantes e realizar as progressões e deslocamentos ao longo da parede, os praticantes acabam realizando movimentos como torções do tronco e elevações dos membros inferiores acima da altura da cintura. Resultado: há um alongamento dos músculos e, com o decorrer do tempo de exercício, seu corpo se torna mais flexível.

 

 

4 – Melhora da coordenação motora e da consciência corporal

A atividade exige a sincronia dos movimentos de membros superiores e inferiores para alcançar as agarras, avançar e trocar de posições na parede. Essa combinação de gestos executados durante a escalada ajuda seus praticantes a desenvolverem consciência corporal para poder superar os desafios encontrados pelo caminho.

 

5 – Trabalha concentração e autoconfiança

Além de melhorar o condicionamento físico, a escalada ajuda no desenvolvimento da mente. Isso porque para executar os gestos necessários para subir a parede é necessário ter concentração, foco e atenção. E mais! O desafio de superar os obstáculos encontrados no caminho ou chegar até o topo da parede ajuda a desenvolver a autoconfiança. Geralmente, quem consegue vencer as dificuldades do esporte se sente mais bem preparado para encarar os desafios da vida diária.

 

 

6 – Ajuda a emagrecer

Se o seu objetivo é perder uns quilinhos, a escalada também pode ser uma aliada. O emagrecimento nesse caso vai depender, da intensidade empreendida na atividade, do tempo dedicado ao esforço físico e da alimentação do praticante. Quanto mais tempo se pratica, maior o gasto calórico. Pesquisas apontam que em uma hora de escalada, uma pessoa com 70 kg pode perder até 700 calorias.

 

7 – Pode ser feita por qualquer pessoa

A modalidade é bem democrática e pode ser feita por pessoas de diferentes idades e aptidões físicas. A escalada apresenta variados graus de dificuldade, que vão do iniciante até o avançado permitindo ser adaptada para situações específicas.

 

 

Onde praticar a escalada esportiva em Londrina?

Geralmente realizada em paredes contendo diversos pontos de apoio chamados de agarras,  que simulam áreas rochosas naturais e oferecem obstáculos a serem superados, esse tipo de escalada é praticado em academias, ginásios, clubes, boxes, arenas específicas, parques e também em estúdios de treinamento funcional, como o Studio Carpe Diem em Londrina:

“aqui a escalada faz parte das sessões de treinamento funcional, colaborando como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do condicionamento físico e tornando as nossas aulas ainda mais divertidas, dinâmicas e desafiadoras”, ressalta Ricardo Marques Monson, sócio proprietário e treinador do Studio Carpe Diem. Com experiência em modalidades verticais Monson garante que o esporte é 100% seguro quando respeitada a utilização dos equipamentos de segurança e o treinamento dos profissionais responsáveis por sua operação.

 

A escalada esportiva é muito segura!

O que faz da escalada esportiva um esporte tão seguro, mesmo que praticado em grandes alturas é a combinação de dois conceitos básicos de segurança na modalidade: o superdimensionamento e a redundância ou backup. O superdimensionamento, refere-se ao fato de que todos os equipamentos utilizados foram projetados e fabricados sobre normas rígidas de segurança, inspecionados por órgãos competentes como o INMETRO, ABNT, CE (Conselho Europeu) e UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo) para aguentar toneladas de carga, mesmo que a prática esportiva exija deles apenas algumas centenas de quilos. Já a redundância ou backup diz respeito à duplicação dos dispositivos principais de segurança como a ancoragem, ou seja, se um sistema falhar haverá outro para substituí-lo. Vejamos quais são os principais equipamentos de segurança da escalada esportiva:

 

Cadeirinha de escalada

Suporta aproximadamente 2500kg, isso é mais do que o peso de uma caminhonete.

 

Capacete

Embora seja raro, qualquer contato entre a cabeça do praticante e a parede de escalada é protegido pelo capacete.

 

Corda de escalada

Na escalda esportiva indoor é utilizada a corda semi-estática, ou seja, ela é um pouco elástica para amortecer as possíveis escapadas da parede e suavizar o tensionamento da corda. Esse material pode suportar até 2,3 toneladas.

 

Mosquetão

O mosquetão, é um anel metálico que possui um segmento móvel, chamado gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda. É um equipamento típico de uso em esportes que utilizam cabos (cordas) como item de segurança, como escalada. Pode suportar até 3,5 toneladas.

 

Freio 8

De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. É esta peça que lhe dá o controle da descida. Pode suportar mais de 2800Kg.

 

Freio ATC

É utilizado para controlar as decidas na prática de salvamento com cordas, montanhismo e rapel. A principal vantagem que faz os atletas escolherem o Freio ATC é o fato do dispositivo esquentar muito menos do que o freio 8 por ter muito menos atrito com a corda. Outras duas vantagens são em relação à segurança, que por sua forma de utilização, passando a corda por dentro dele e alçando o mosquetão que prende na aliança da cadeirinha, se elimina um ponto de falha importante e a outra é que o freio ATC controla melhor a liberação da corda chegando ao ponto de frear a descida sem a intervenção do atleta. Suporta mais de 2500Kg.

 

Freio autoblocante Gri-gri

É um dispositivo autoblocante: se a corda é subitamente submetida a tensão (por exemplo, no caso de uma queda), o sistema interno do Gri-gri aperta a corda, freando a velocidade de descida, ajudando deste modo o escalador.

 

Da escalada para vida

Transferência de habilidade e o sucesso dos escaladores nos realities shows de competições de circuitos de obstáculos

Realizar as atividades do dia a dia com mais eficiência, autonomia e disposição é um dos maiores benefícios que a prática esportiva pode proporcionar. Podemos sentir a transferência dos ganhos obtidos por meio dos exercícios físicos como força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação na execução das demandas da vida cotidiana e até mesmo em outras atividades de lazer como outros esportes, viagens, exploração de novos lugares, etc.

Nesse sentido, a escalada é um dos esportes que parece mais transcender suas competências para outras exigências físicas. Tal fenômeno pode ser observado diante o grande sucesso que escaladores profissionais têm obtido em realities shows de competições de circuitos de obstáculos como o American Ninja Warriors da NBC e o Ultimate Beastmaster da Netflix. Competindo contra diversos atletas de outras modalidades como Parkour, ginástica artística, calistenia, Crossfit, entre outros, os escaladores tem alcançado ótimos resultados nestas competições, como é o caso do escalador brasileiro Felipe Camargo, campeão da primeira edição do reality da Netflix vencendo competidores de diversas modalidades e encarando o também escalador  Heeyong Park da Coréia do Sul. na grande final Felipe trouxe a primeira vitória da competição para o Brasil.

O também escalador Geoff Britten competiu no American Ninja Warrior nas temporadas seis a oito e na décima primeira temporada. Ele é mais conhecido por completar todas as quatro etapas do percurso das Finais Nacionais na sétima temporada. Isaac Caldiero também é ao lado de Britten um dos dois primeiros americanos a alcançar a chamada “vitória total” no reality e adivinha a modalidade esportiva dele? Pois é, a escalada está literalmente no topo desse modelo de competição, fato que comprova a versatilidade desse esporte fascinante.

Agora que você já sabe que a escalada pode trazer tantos benefícios para a sua saúde e qualidade de vida, que tal incluí-la no seu programa de condicionamento físico? A Carpe Diem oferece tudo isso em um só lugar e na mesma sessão de treinamentos. Venha você também para o centro de treinamento pensado para você! Vem pro Studio Carpe Diem!

Blog

Existe uma maneira certa de correr?

Olá caros (as) leitores (as)! Como treinador responsável pela equipe Carpe Diem de Londrina, venho estudando a biomecânica da corrida há mais de 12 anos

× Chat WhatsApp