Porque eu devo ser um praticante de treinamento funcional?

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Olá caro amigo leitor.

Vamos apresentar a você nesse artigo benefícios que um treino funcional bem elaborado e orientado trará a sua saúde.

Para começar vamos falar o que é o treino funcional para você entender posteriormente os benefícios desse método.

O treinamento funcional é o treinamento que tem um propósito, que tem uma função. Mais do que isso, o treinamento funcional é focado em padrões de movimento que têm um propósito. Esse propósito pode estar relacionado a melhorar as atividades cotidianas – como caminhar, agachar-se para pegar algo pesado, empurrar uma porta giratória ou sentar e levantar de uma cadeira – ou preparar-se para competir em um esporte, como futebol, basquete, tênis ou corrida. Para a maioria das pessoas, a aplicação prática do treinamento funcional é tornar as atividades diárias mais fáceis e seguras de serem realizadas. Ao incorporar o melhor de cada capacidade do condicionamento físico o treinamento funcional visa impulsionar sua saúde e bem-estar geral.

Descreveremos agora 7 benefícios que o treinamento funcional trará a sua vida:

1 – Facilitará suas atividades da vida diária

Ao melhorar a função geral do seu organismo, aumentando a força e resistência muscular e desenvolvendo a estabilidade muscular e corporal, as atividades diárias podem ser realizadas com mais eficiência. Em comparação com o treinamento convencional, os benefícios da aptidão funcional tendem a superar todo o resto porque, na verdade, visa os movimentos que fazemos todos os dias. Esta abordagem do treinamento funcional ajuda a aumentar a sua qualidade de vida de uma forma prática, eficaz e fácil. É um método que pode avançar em sua complexidade, então ele é indicado tanto para alunos iniciantes quanto avançados, de baixo impacto e ajuda nas dores corporais por buscar o equilíbrio entre força e flexibilidade, aumentando a facilidade de executar as funções do dia a dia. Você não gostaria de viver assim?

2 – Melhorará seu lastro fisiológico

Um dos melhores benefícios do treino funcional inclui a melhoria do lastro fisiológico (maior memória muscular, como é popularmente chamado).  Quanto mais você realizar um determinado movimento ou exercício, mais rápido e ágil ele pode repetir os movimentos no futuro, e isso pode ser especialmente bom para exercícios específicos de esportes.

Ao realizar exercícios funcionais regulares de condicionamento físico, você não está apenas construindo músculos e força central, mas também exercitando o cérebro – efetivamente aumentando a memória do seu cérebro.

3 – Baixo impacto

Como o treinamento funcional implementa exercícios de baixo impacto, é um ótimo ponto de partida para qualquer pessoa em qualquer nível de condicionamento físico. Para iniciantes que estão começando com um exercício físico, pode ser muito difícil saber o que vai funcionar melhor para as suas necessidades, mas o treinamento funcional ajudará a melhorar todas as suas habilidades físicas sem causar estresse ao corpo e às articulações. Busque sempre orientação profissional competente para orientar quais os melhores exercícios para você realizar. Praticar movimentos e técnicas é muito mais importante do que apenas adicionar carga.

4 – Aumenta a flexibilidade

Como a amplitude de movimento dos exercícios funcionais é muito grande, o que significa que você precisa começar e terminar em uma posição onde os músculos estão alongados, isso favorece muito o aumento da flexibilidade corporal.

Um dos principais objetivos do treinamento funcional é oferecer resistência. A implementação de exercícios com essa característica melhora a força funcional do praticante, aumentando a flexibilidade e coordenação geral. Conforme sua amplitude de movimento é aprimorada, você descobrirá que as atividades do dia-a-dia se tornam mais fáceis. Em termos de flexibilidade, o treinamento funcional ajuda realmente a aumentá-la significativamente.

5 –  Melhora o equilíbrio e a postura

Os exercícios implementados por meio do treinamento funcional usam vários músculos para aumentar sua força e equilíbrio, melhorando efetivamente sua postura geral. A maioria dos exercícios de treinamento funcional não são estabilizados e exigem que você recrute outros pequenos grupos musculares para ajudar a sustentar os maiores, o que ajudará a prevenir o treinamento excessivo de um grupo muscular e de posturas incorretas. Aumentar a sua massa muscular por meio do seu treino funcional fará com que você tenha mais sucesso no controle do seu peso corporal, reduzindo o estresse em suas articulações, aumentando a mobilidade e equilíbrio e melhorando a postura. Uma boa postura é fundamental para todas as situações do dia a dia, então usar rotinas de treinamento funcional ajudará a aumentar o estado de equilíbrio em seu sistema esquelético, permitindo que você alcance seu pleno potencial nas atividades ao longo do dia.

6 – Ajuda a reduzir as dores nas articulações


O treinamento funcional para quem sente dores musculares e articulares pode ser super benéfico. O treinamento físico funcional é projetado para restaurar seu corpo de volta à forma como ele foi projetado para se mover. Por causa disso, dores crônicas nas costas, joelhos, pescoço e articulações podem ser significativamente reduzidas. É um treino ideal para pessoas comuns que desejam se mover o mais confortavelmente possível.

Se você evita exercícios por causa, por exemplo, de artrite, artrose ou dores crônicas nas costas e nos joelhos, os exercícios usados ​​no treinamento funcional podem tornar as tarefas diárias que antes eram difíceis, muito mais possíveis. Por exemplo: Uma pessoa que sofre de dores crônicas nas costas pode achar muito difícil se curvar para pegar algo, mas com o treinamento funcional você reaprenderá a executar esse movimento e logo se adaptará a essa tarefa diária, tornando-a mais fácil para você.

7 – Reduz o risco de lesão

Da mesma forma que o condicionamento físico funcional melhora as dores crônicas nas costas, nos músculos e nas articulações, também pode reduzir o risco de lesões. Se você é praticante de alguma modalidade esportiva e sente algum incomodo de dor muscular e/ou articular decorrente dessa modalidade, realizar o treinamento funcional para complementar a sua rotina de treinos é muito válido, pois com esse método você conseguirá treinar os gestos específicos da modalidade esportiva escolhida por você.

Ao imitar os padrões de movimento da sua vida cotidiana, você se tornará mais capaz de lidar com o estresse diário. O treinamento funcional se destaca do treinamento convencional pela forma como reduz o risco de lesões e estresse ao corpo. Ao treinar de maneira funcional, não apenas os músculos são fortalecidos, mas também os ligamentos circundantes, que é a área que pode frequentemente sofrer lesões.

Gostou desse texto? Compartilhe com os seus amigos e nos mande uma mensagem solicitando novos artigos sobre o tema do seu interesse.
Agende sua aula no Studio Carpe Diem e comece agora mesmo usufruir desse método excelente que é o treinamento funcional.

Aguardamos você!

Grande abraço,

Débora Monson – CREF: 012598-G/PR
Ricardo Monson – CREF: 013996-G/PR

Corrida e emagrecimento
Blog

Correr emagrece?

Olá caro amigo leitor? Como você está? Uma pergunta que sempre nos fazem é: correr emagrece? Então decidimos fazer esse artigo para conversarmos um pouco

Blog

Como respirar durante a corrida?

Olá caro amigo leitor, como você está? Nesse artigo conversaremos com você sobre como você deve respirar durante a corrida. E para começar gostaríamos de

× Chat WhatsApp