Prestou um concurso público e chegou a hora do TAF? Em Londrina a Carpe Diem é a sua melhor escolha!

Olá querido leitor. Que bom ter você por aqui nos acompanhando na leitura de mais um texto do nosso site. Sempre produzimos esses materiais com muito carinho e responsabilidade para sanar as principais dúvidas de nossos alunos e também ajudar aos internautas que procuram por esses temas na internet. É uma forma de retribuirmos toda a confiança dos nossos alunos em nosso trabalho e também ajudarmos, com compromisso ético e profissional, a todos que sentem a necessidade de maior entendimento sobre o tema, compartilhando conhecimentos técnicos e científicos de maneira mais simples e eficiente.

Hoje já é um consenso até entre as pessoas mais leigas que o exercício físico é uma excelente estratégia de proteção à saúde, tendo em vista que pessoas fisicamente ativas têm um menor risco do   desenvolvimento de muitas doenças como vários tipos de câncer, distúrbios cardiovasculares, como por exemplo a hipertensão arterial sistêmica, doenças metabólicas como a   obesidade, a hipercolesterolemia e o diabetes e também doenças ortopédicas como por exemplo, dores lombares.

Testes de condicionamento físico são extremamente populares e importantes. É possível aplicá-los em atletas profissionais, atletas amadores, crianças, idosos, e como falaremos especificamente nesse artigo, como forma de avaliação em concursos. De maneira ampla, a utilização de testes físicos regulares ajuda a identificar onde estão e como estão melhorando cada sujeito. No caso de atletas, o treinador pode usar esses dados para orientar seu programa de treinamento para garantir que seu atleta continue melhorando nas áreas desejadas.

Para o Colégio Americano de Medicina do Esporte, ACSM (2016), a resistência cardiorrespiratória, a composição corporal, a força muscular, a resistência muscular e a flexibilidade, integram os componentes da aptidão física relacionados à saúde. Os principais testes mensuram essas variáveis e nesse artigo falaremos especificamente do TAF (teste de aptidão física).

O TAF é um conjunto de provas físicas pré-estabelecidas pela organização de um concurso que  além de permitir um diagnóstico sobre as características motoras do candidato, permite a obtenção de informações relativas à sua saúde, já que é sabido que a saúde, dentre inúmeros  aspectos,  está  relacionada  a  um  estilo  de  vida  ativo,  o  qual,  por  sua  vez,  está relacionado  à  prática  regular e  sistemática de  exercícios  físicos,  que  pode  vir a  favorecer  e manter  um  bom  nível  de  condicionamento  físico,  uma  melhoria  no  bem-estar  geral  e  na qualidade de vida. No TAF, os candidatos precisam realizar as provas determinadas previamente de acordo com os critérios estipulados no edital. Quem não consegue concluir essas atividades de acordo com as regras do edital é eliminado do concurso público.

Realizar um teste como o TAF é muito importante, pois ele auxilia a verificar se o candidato possui a capacidade de atuar na profissão escolhida. As provas selecionadas dentro de um concurso específico são pensadas de acordo com as atividades do cargo e a legalidade das mesmas. O TAF não é cobrado em todas as carreiras públicas, mas naquelas em que as atividades requerem grande esforço físico associado, como os concursos para o corpo de bombeiros, para as polícias civil e militar, para guardas municipais, para agentes de trânsito, etc.

É necessário levar o TAF tão a sério quanto a parte intelectual do concurso. Um grande erro que os candidatos cometem é esperar o resultado da prova objetiva e/ou discursiva para saber se treina ou não para o TAF. Dependendo do nível de condicionamento físico do candidato o programa de treinamento para o TAF pode ser muito longo e extenuante. O fato é que estar bem preparado leva tempo.

Quando chegar a sua hora de participar de um teste de desempenho físico, uma boa preparação física será a chave do sucesso. Se você está se preparando para um concurso, se dedicou a ele em seus estudos, um conselho que damos a você é: comece a treinar com meses de antecedência para garantir que você não se machucará devido as altas demandas de volume e intensidade de treinos. A seguir te daremos 5 dicas básicas para você se organizar com a sua preparação para o TAF.

1 – Saiba exatamente quais serão os testes que estarão presentes no TAF do seu concurso: a maioria dos testes de condicionamento físico exigem uma combinação das variáveis de capacidades físicas como a força, a flexibilidade, a resistência aeróbia, a potência, etc. Determine exatamente quais exercícios estarão no teste e os requisitos mínimos para a sua aprovação.

2 – Mensure a sua capacidade física atual: para saber se você está em condições de passar no teste, você precisa saber o que pode fazer atualmente em cada uma das categorias que serão testadas. Faça uma simulação exata do teste e faça cada exercício da melhor maneira que você conseguir. Observe o quão perto você chegou do objetivo e quanto mais você precisa ir.

3 – Calcule o tempo que você tem para se preparar: você precisará de tempo adequado para estar pronto para o teste. O tempo de preparo para desenvolver as capacidades e habilidades necessárias para o teste podem variar muito de acordo com a condição física inicial do candidato. Para uma pessoa fisicamente ativa e minimamente condicionada um programa de treinos com margem de segurança deverá compreender 3 meses, no mínimo, antes da realização do teste.

4 – Mantenha-se firme na rotina de treinos: manter a rotina de treinos é crucial para a conclusão do TAF com êxito. Você vivenciará dias com muitas dores musculares devido as altas demandas dos treinos, se sentirá cansado, pois a preparação precisará ser intensa e crescente para que você apresente êxito ao final e dependendo do seu lastro fisiológico (memória muscular) algumas lesões podem aparecer devido aos dois aspectos citados anteriormente. Se você tem condições de contratar um Personal Trainer para fazer todo o planejamento e orientação até a execução da sua prova, você levará uma vantagem enorme sobre os seus concorrentes. O Studio Carpe Diem tem um grande hall de sucesso em aprovações em testes físicos de concursos públicos.

5 – Mantenha uma dieta saudável:  ao treinar para um teste de tamanha importância é fundamental monitorar a sua alimentação. Lembre-se de que quanto mais leve, forte e nutrido você estiver, mais fácil será para você superar cada teste e atingir a tão esperada aprovação.

A seguir descreveremos os pontos de atenção cruciais das principais provas que compõe o TAF nos concursos públicos:

Barra fixa (dinâmica para homens e isométrica para as mulheres)

  • Para o homem, o avaliado deverá elevar seu corpo até que o queixo passe acima do nível da barra e então retorne seu corpo à posição inicial (extensão total de cotovelos);
  • O movimento é repetido tantas vezes quanto for possível, sem limite de tempo;
  • Será contado o número de movimentos completados corretamente;
  • Não será permitido repouso entre um movimento e outro (a extensão deve ser dinâmica);

 

  • Para as mulheres é solicitado a isometria na barra fixa.
  • A candidata adotará a posição inicial, estando o queixo acima do nível da barra, sem hiperextensão cervical (pescoço demasiadamente esticado);
  • Ao sinal de início, será retirado o auxílio, momento em que a candidata, deverá manter-se em suspensão, com o queixo acima do nível da barra, sem hiperextensão cervical, durante o tempo estipulado na tabela do edital.

 

– Resistência abdominal

  • O candidato adota a posição inicial em decúbito dorsal (costas apoiadas no chão), com pernas completamente estendidas no prolongamento do corpo e as mãos tocando o solo acima da cabeça;
  • Ao sinal do avaliador o candidato iniciará o teste, flexionando o tronco e quadril, simultaneamente com a flexão dos joelhos, adotando a posição sentada, mantendo os cotovelos estendidos à frente do corpo e paralelos ao solo, de forma que se verifique o alinhamento dos cotovelos aos joelhos – que será feito com o auxílio de uma linha pintada no cotovelo e outra no joelho do candidato –, retornando, na sequência, à posição inicial, onde as mãos tocam o solo acima da cabeça, estando os cotovelos flexionados ou não, e com os pés no solo, estendendo-se os joelhos, momento em que será anotada uma execução;
  • Este procedimento deve ser executado, repetidamente, tantas vezes quanto possível, no tempo limite de 60 (sessenta) segundos.

 

– Corrida de 50 metros

  • O teste será realizado em terreno plano, onde deverá haver a demarcação das linhas de largada e de chegada, compreendendo a distância de 50 (cinquenta) metros entre elas. O candidato posiciona-se inicialmente atrás da linha de largada, adotando um afastamento anteroposterior das pernas, com o pé da frente o mais próximo possível da referida linha;
  • Ao sinal do avaliador o candidato parte em máxima velocidade, objetivando cruzar a linha de chegada no menor tempo possível, que será anotado pelo cronometrista ou com o uso de equipamento específico para tal, com precisão em centésimos de segundo, que estará sobre a linha de chegada.

 

– Corrida de 12 minutos

  • O teste deverá ser realizado em terreno plano, com demarcações de 50 em 50 (cinquenta) metros. O candidato se posicionará atrás da linha de largada, aguardando o sinal de partida;
  • Ao sinal do avaliador, o candidato iniciará o teste, estabelecendo um ritmo apropriado de corrida, objetivando percorrer a maior distância possível em metros, dentro do limite de tempo de 12 (doze) minutos, que será anotada pelo avaliador ao término do teste ou pelo uso de equipamento específico para tal.

 

As regras de pontuação variam bastante de um concurso para o outro, normalmente cada um dos exercícios possui uma pontuação mínima e máxima, por exemplo, entre 20 (vinte) e 100 (cem) pontos. O candidato deverá somar pelo menos a pontuação mínima em cada exercício (20 pontos em cada teste, neste exemplo) e somar no mínimo uma pontuação intermediária no conjunto dos exercícios (201 pontos em quatro testes para ser aprovado no nosso exemplo). Vale ressaltar que, normalmente, todos os testes serão realizados em um único dia, somente sendo válido o resultado final obtido dessa forma.

Como podemos observar no texto acima, a preparação física para o TAF deve começar assim que o sonho de passar em um concurso público emergir no seu coração. As provas não são fáceis e estar preparado(a) fisicamente para elas fará você se manter muito mais confiante durante todo o processo. Um corpo forte, ágil, resistente ajudará nas demandas de horas de estudos, facilitando a assimilação de novos conhecimentos.

Se você mora na cidade de Londrina não deixe de nos mandar uma mensagem e agendar a sua aula experimental voltada a preparação física do TAF. Temos um altíssimo índice de aprovações em concursos públicos e queremos te ajudar nessa conquista também.

Venha construir esse sonho conosco, venha fazer a sua preparação física para o TAF com quem realmente entende do assunto. Vem para a Carpe Diem!

× Chat WhatsApp