7 Benefícios que a corrida trará a você!

Olá caro leitor, como você está?

Nesse artigo apresentaremos a você benefícios que a prática regular da corrida pedestre trará para a sua vida. Então se você está em dúvida se vale a pena começar a correr, não deixe de ler! E caso você já seja um praticante dessa modalidade, veja todos os benefícios que ela te proporciona. Tenha uma ótima leitura!

Pode acreditar! Correr pode melhorar significativamente a saúde física e mental. Como a corrida tem predominantemente características de um exercício aeróbico , a corrida pode reduzir o estresse, melhorar a saúde cardíaca e até mesmo ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Alguns pesquisadores acham que correr é tão bom para nós porque é algo para o qual evoluímos enquanto seres humanos.

As pessoas são feitas para correr.

Muitos especialistas acham que os corpos humanos têm a forma que são porque evoluímos para sermos corredores de resistência extremamente eficazes. As formas de nossos quadris e pés, o comprimento de nossas pernas, nossos discos espinhais absorventes de choque e nossa capacidade de suar possibilitam que corramos quilômetro após quilômetro.

Portanto, talvez não seja surpresa que a corrida esteja fortemente associada a uma série de benefícios para o nosso corpo e cérebro.

Muitos especialistas consideram o exercício físico a coisa mais próxima de um remédio milagroso. Como uma forma de exercício cardiovascular facilmente acessível, correr é uma das maneiras mais simples de obter os benefícios importantes do exercício.

Uma vez que melhora o condicionamento aeróbico, correr é uma ótima maneira de ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, tem um alto gasto calórico e também aumenta a força, principalmente de membros inferiores, entre outros benefícios. Há também uma longa lista de benefícios psicológicos que os corredores obtêm com seu esporte.

Acostumar-se a correr, se não o faz há algum tempo ou nunca fez, pode ser difícil esse início. Mas, uma vez que seu corpo e mente começam a se aclimatar, correr pode ser uma felicidade, meditação e proporcionar uma sensação de liberdade.  Um conselho nosso a você, que está pensando em iniciar na modalidade ou para você que já corre, independente do seu nível de performance, que pode fazer uma grande diferença em seu programa de treinamento é: lembre-se de que você está correndo para se divertir.

Esses são alguns dos benefícios da corrida para a saúde física e mental.

1 – Mesmo uma corrida de 30 minutos pode aliviar os sintomas de depressão e melhorar o humor.

Passar 30 minutos em uma esteira é suficiente para melhorar o humor de alguém que sofre de transtorno depressivo maior, de acordo com um estudo publicado na revista American College of Sports Medicine. Mesmo os participantes que se moviam em um ritmo de caminhada receberam o mesmo benefício para melhorar o humor. Então observe, não importa o ritmo que você está indo, mas mantenha-se na atividade para melhorar o humor e ajudar a combater a depressão.

2 – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a corrida realmente parece melhorar a saúde do joelho.

Dor no joelho pode rapidamente fazer um corredor desistir da modalidade. Frequentemente, é um sinal de overtraining ou necessidade de melhorar a flexibilidade. Mas correr provavelmente não é a causa da osteoartrite do joelho.

Em um estudo de oito anos com 2.637 participantes, os pesquisadores descobriram que quanto mais as pessoas corriam, menos probabilidade de sofrer de dores nos joelhos ou osteoartrite. Embora seja difícil dizer que correr fazia com que as pessoas sentissem menos dor nos joelhos diretamente, os pesquisadores acham que poderia ser o caso, pois a corrida ajuda as pessoas a manter o IMC sob controle e os músculos das pernas fortes. Correr também fortalece os ossos .

3 – A corrida ajuda a dormir melhor e consequentemente melhora o humor e aumenta a capacidade de concentração.

Em um estudo com 51 jovens com idade média de 18 anos, metade foi designada para adicionar corrida em suas rotinas, enquanto a outra metade não (eles fizeram algum exercício, mas não adicionou um regime de corrida regular). Para obter os benefícios associados à corrida, o grupo de corredores correu em ritmo moderado por 30 minutos por dia, cinco dias por semana, durante três semanas.

Os participantes desse grupo de corrida dormiram melhor, mostraram sinais de melhora no funcionamento psicológico e se concentraram melhor durante o dia. Os mesmos benefícios provavelmente se aplicam a corredores de qualquer idade.

4 – Correr pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular.

Sabemos que a atividade aeróbia é boa para o coração, então não é nenhuma surpresa que a corrida possa melhorar o condicionamento cardiovascular. Em geral, quanto mais as pessoas correm, mais saudável tende a ser seus corações. Mas você pode obter grandes benefícios sem ter que fazer muito: correr apenas cinco minutos por dia pode adicionar anos à sua vida, de acordo com um estudo do Journal of the American College of Cardiology .

Tem havido alguma preocupação de que quantidades extremas de corrida – estamos falando de distâncias de ultramaratona – possam estressar ou deixar cicatrizes no coração. Mas um crescente corpo de pesquisas parece indicar que não é algo com que se preocupar . Os pesquisadores descobriram que pessoas que correm pelo menos 65 quilômetros por semana têm corações mais saudáveis ​​do que aquelas que correm 34 quilômetros por semana, por exemplo.

5 – A corrida pode combater o declínio cognitivo relacionado à idade.

Se você deseja manter sua mente saudável à medida que envelhece, pesquisas indicam que se exercitar é uma das melhores coisas que você pode fazer.

Uma revisão de pesquisas sobre o efeito de aumento cognitivo do exercício aeróbico (que em muitos estudos a corrida foi a modalidade utilizada) descobriu que, para as crianças, a corrida melhora a memória de trabalho e o foco. Para jovens adultos, a memória de trabalho teve um aumento semelhante – assim como a capacidade de alternar entre tarefas.

Para adultos mais velhos, esse tipo de atividade oferece uma longa lista de benefícios cognitivos, incluindo memória de trabalho, foco e troca de tarefas.

6 – A corrida muda o cérebro de uma forma que o torna mais resistente ao estresse.

Vários estudos mostraram que os exercícios aeróbicos podem melhorar a capacidade das pessoas de lidar com o estresse – e muitos desses estudos enfocam os corredores. Em uma revisão da pesquisa sobre exercícios e estresse  publicada na Clinical Psychology Review , o autor Peter Salmon conclui que “a rotina de treinos gera um processo que confere resistência duradoura ao estresse”.

Os pesquisadores acreditam que isso pode ser porque o exercício aeróbio aumenta os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a norepinefrina, e faz com que o cérebro gere novos neurônios.

7 – Correr e outras formas de exercício aeróbio reduzem significativamente suas chances de morte.

Fazer 30 minutos ou mais de exercícios aeróbios regularmente torna as pessoas significativamente menos propensas a morrer por qualquer causa. Conseguir uma hora ou mais de movimento é ainda melhor, de acordo com algumas pesquisas. Além do mais, pessoas que atendem a essas diretrizes de exercícios são significativamente menos propensas a desenvolver uma série de tipos de câncer, de acordo com as literaturas científicas mais atuais. Para muitas pessoas, a maneira mais fácil de obter todos esses benefícios dos exercícios é sair e começar a correr.

Apesar de ser muito intuitiva e até mesmo instintiva a prática da corrida requer alguns cuidados importantes para melhor usufruir de seus benefícios, a orientação de um profissional de educação física especializado é fundamental para avaliar, planejar, corrigir e instruir o praticante afim de obter todos esses benefícios com segurança e eficácia.

Esperamos nesse artigo ter conseguido apresentar a você alguns dentre tantos benefícios que a corrida proporciona.
Qualquer dúvida só nos mandar uma mensagem.

E não perca tempo, agende agora sua aula experimental e venha correr conosco, não deixe de aproveitar todos esses benefícios que a corrida quer proporcionar a você!

Grande abraço do Studio Carpe Diem,

Débora Monson – CREF: 012598-G/PR
Ricardo Monson – CREF: 013996-G/PR

Blog

Existe uma maneira certa de correr?

Olá caros (as) leitores (as)! Como treinador responsável pela equipe Carpe Diem de Londrina, venho estudando a biomecânica da corrida há mais de 12 anos

Blog

Quais os Pilares do Treinamento Funcional?

Segundo D´Elia e D´Elia (2009) o Treinamento Funcional treina movimentos, e não somente músculos, apor meio de movimentos multiarticulares, multiplanares e do envolvimento da propriocepção,

×

Powered by WhatsApp Chat

× Chat WhatsApp